segunda-feira, 26 de novembro de 2018

CPRM faz novas descobertas geológicas no Ceará

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), por meio de sua representação em Fortaleza, vai apresentar à comunidade técnico-científica, aos órgãos governamentais e aos investidores do setor mineral cearense as chamadas “Notas Explicativas” de três projetos de mapeamento geológico básico O estudo foi realizado nas folhas Itapipoca e Irauçuba, situadas na Região Norte do Estado, e em Mombaça, localizada no Sertão Central. A apresentação ocorrerá na quinta-feira, a partir das 14h30min, no Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Ceará (Campus do Pici).

De acordo com a assessoria de imprensa da CPRM, na Folha Itapipoca foram detectados, a partir de levantamentos de prospecção geoquímica, ouro e ferro (teores de 40 a 85%). Também foram cadastradas novas ocorrências de mármores, utilizados para extração de cal, pegmatitos favoráveis à extração de mica e feldspato, e diatomitos. Para uso na construção civil a área oferece materiais para brita, pedra para pavimentação, areia e rocha ornamental como migmatitos, granitos e gnaisses enderbíticos (conhecido como verde netuno). A área apresenta ainda registros de fósseis de megafauna preservados nos chamados “tanques naturais”.

Já a Folha Mombaça tem potencialidade para substâncias metálicas como ferro, manganês e cobre, destacando-se principalmente as várias ocorrências de cromita associadas a corpos máficos-ultramáficos. Como materiais para uso na construção civil a área tem potencial para brita e rochas ornamentais.

Também será lançado o Informe de Recursos Minerais do Projeto ARIM Troia-Pedra Branca, que abordou a integração geológica de nove folhas, na escala 1:100.000, a partir de mapeamentos recentes, cobrindo uma área de 27.225 quilômetros.

Nenhum comentário: