quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Camilo acerta investimentos bilaterais e promoção comercial entre Ceará e Catalunha

O governador Camilo Santana e a Câmara de Comércio Brasil/Catalunha assinaram, nesta quarta-feira (14), em Barcelona, um memorando de entendimento para a promoção comercial e investimentos bilaterais entre o Ceará e a Catalunha. Participaram do encontro para selar o acordo o presidente da Câmara, Javier Mirallas, o presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha, Josep Piqué, e o presidente da Leilat, Jordi William.

A Catalunha é conhecida como um dos maiores centros de conhecimento e inovação do mundo. Camilo Santana destaca que a parceria representa um avanço importante para ampliar a troca de experiências e as possibilidades comerciais para o estado. “Buscamos conectar cada vez mais o Ceará com o mundo, para que possamos levar mais empresas e mais desenvolvimento para os cearenses. É muito importante assinar esse acordo com a Câmara, que vai possibilitar operacionalizar essas parcerias entre a Catalunha e o Ceará”, disse Camilo Santana.

O industrial Ramon Termens, presidente do Taurus Group, que tem forte atuação no Brasil e no Ceará com marcas como a Mallory, destacou quatro grandes diferenciais do estado para investimentos de empresas catalãs: situação fiscal equilibrada; boa infraestrutura; ótima relação com o governo; e clima parecido com o da Catalunha. O governador aproveitou para convidar os empresários presentes à solenidade a visitarem o Ceará. “Todos serão sempre muito bem-vindos ao Ceará e será um prazer recebê-los para que a gente possa estreitar essa parceria”, afirmou.

Mercado

As exportações catalãs para o Brasil aumentaram 14,4% em 2017 em comparação com o ano anterior e totalizaram 617 milhões de euros. Da mesma forma, mais de 2.000 empresas catalãs exportam para o mercado brasileiro. Precisamente, o Brasil é um mercado com potencial de negócios no campo da gestão inteligente de cidades para empresas catalãs.

Nenhum comentário: