TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Acopiara é a cidade com maior número de queimadas no Ceará

Além das temperaturas altas e do tempo seco, outra característica marcante do mês de novembro, é o pico do número de foco de queimadas. Conforme o Inpe, o Ceará registrou do início do mês, até segunda-feira, 9.680 focos de incêndio. Os municípios que mais computaram queimadas no período foram Acopiara (435), Aurora (425), Crateús (337), Cariús (330) e Mombaça (328).

“As queimadas, que alcançam seu ápice em novembro, começam a crescer em outubro indo até dezembro. Além da influência das condições secas, que já são um agravante por si só, há uma forte cultura das queimadas no Ceará, especialmente no fim do ano, quando são realizadas para fins de cultivo agrícola”, explica o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz.

Prevenção
Para evitar os danos à saúde, é recomendado proteger a cabeça contra o sol e usar chapéu, roupas leves, calçados confortáveis constituem algumas recomendações importantes.

Os médicos também pedem moderação com os exercícios físicos, principalmente nas horas de sol mais forte, pois a seca reduz a capacidade do corpo para a prática de atividades.

Os portadores de doenças respiratórias precisam privilegiar ambientes arejados e devem tomar sol nos horários em que os raios estejam mais fracos - antes das 10h e depois das 16h.

Nenhum comentário: