terça-feira, 25 de setembro de 2018

Segunda Turma do STF julga pedido de liberdade para Geddel Vieira Lima nesta terça (25)

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal vai julgar nesta terça-feira (25) um pedido de liberdade do ex-ministro Geddel Vieira Lima, preso em Brasília. Ele está detido temporariamente há um ano devido ao caso que resultou dos R$ 51 milhões encontrados em um apartamento de Salvador ligado ao político do MDB.

Geddel é réu ao lado do irmão, o deputado Lúcio Vieira Lima e da mãe, Marluce, além do ex-assessor Job Ribeiro Brandão e do empresário Luiz Fernando Machado. Eles são acusados de lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Nesta segunda, ele foi autorizado a deixar o Complexo da Papuda, onde está preso, para acompanhar o depoimento de dois técnicos do Senado que são testemunhas do caso.

Thiago Nascimento Castro Silva e Marcos Machado Melo prestaram esclarecimentos a respeito da Medida Provisória 613, que dá incentivo às indústrias química e de etanol. Segundo a delação premiada do ex-executivo Cláudio Melo Filho, da Odebrecht, Lúcio Vieira Lima teria pedido e recebido propina em troca da aprovação da proposta, que diminuía os impostos a serem pagos pela empreiteira.

No depoimento, as duas testemunhas disseram que a tramitação no Congresso ocorreu normalmente, como qualquer outra. No dia 09 de outubro, o próprio Geddel Vieira Lima deve prestar depoimento sobre o caso.

Nenhum comentário: