terça-feira, 18 de setembro de 2018

Prefeito cassado em Tauá obtém liminar para voltar ao cargo, mas vice não deixou o cargo

O prefeito que havia sido cassado em Tauá, Carlos Windson (PR), obteve decisão liminar para retornar ao cargo. Mas, segundo declarou Windson, o vice Carlos Frederico, que havia substituído o titular durante seu afastamento não deixou o cargo, gerando um impasse no município.

Nesta terça-feira, dia seguinte à decisão do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, Windson retornou ao gabinete do prefeito, mas o vice defendeu que não havia sido notificado.

A Câmara Municipal de Tauá, no Ceará, decidiu por 11 votos a 4 pela cassação do prefeito do município, Carlos Windson (PR), em sessão extraordinária na quarta-feira (12), por infrações político-administrativas. Ele foi investigado por quatro denúncias pelo Legislativo, sendo condenado em duas delas.

Cassação
Um dos pontos pelos quais Carlos Windson foi condenado diz respeito ao atraso no pagamento de servidores da Prefeitura, que se arrastava desde 2017. O prefeito celebrou acordo com o Ministério Público do Ceará para regularizar a situação até fevereiro de 2018, comprometendo-se também a manter os pagamentos dos servidores em dia. Contudo, o MPCE acabou pedindo o bloqueio dos bens de Carlos Windson em março de 2018, pelo descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

A outra denúncia que motivou a cassação do prefeito se trata de negligência na defesa de bens do município em episódio de fraude a licitações do serviço de transporte escolar. O esquema foi descoberto pelo Ministério Público em junho de 2018 e três secretários municipais chegaram a ser afastados dos cargos por determinação do Juízo da 2ª Vara de Tauá.

Sessão extraordinária da Câmara do município também convocou o vice-prefeito, Carlos Frederico Citó César Rego, mais conhecido como Fred Rego (PSDB), a tomar posse como novo prefeito já nesta quinta-feira (13), às 19h.

Nenhum comentário: