TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Em pleno período eleitoral, fazendários ameaçam greve para não perder 40% do salário

Com o mote “Lutamos para não perder 40% do salário”, os fazendários cearenses anuncia que vão paralisar as atividades a partir desta quarta-feira. A categoria fez assembleia geral e decidiu que o movimento deve se estender até sexta-feira.

A categoria cobra do governo estadual a incorporação, aos vencimentos do piso do PDF – gratificação fixa que representa cerca de 40% de seu salário. Essa gratificação foi instituída através de uma Lei Estadual, em 2011, e está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

O pleito foi apresentado pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) ao governador Camilo Santana, pela primeira vez, em junho de 2016. Desde o ano passado, a reivindicação é ponto prioritário na pauta de negociação com a Secretaria da Fazenda, mas, até o momento, nada de concreto foi posto em prática.

Desde a deliberação da greve, o Sintaf tem buscado diversos meios e interlocutores a fim de reabrir o diálogo com o governo, sem retorno. Com a aprovação da incorporação do piso do PDF, os fazendários buscam tão somente acabar com a insegurança jurídica da remuneração. Dessa forma, não reivindicam aumento salarial, mas evitar a perda de 40% do salário atual.

Nenhum comentário: