terça-feira, 18 de setembro de 2018

Avião das Forças Armadas da Rússia desaparece de radar; EUA culpam sistema de defesa sírio

Um incidente militar na noite passada (17) trouxe mais apreensão para a guerra da Síria, que pode ter saído do noticiário, mas ainda não acabou.

Um avião das forças armadas da Rússia desapareceu quando sobrevoava o Mar Mediterrâneo a 35 quilômetros de distância da costa síria. 14 pessoas estavam a bordo da aeronave de transporte modelo IL-20.

Ainda não se sabe exatamente o que aconteceu. Mas o aparelho sumiu dos radares no mesmo momento em que as forças armadas de Israel realizavam um ataque à região.

O governo de Tel Aviv não quis comentar o episódio, mas a imprensa americana alega que na verdade o sistema de defesa antiaérea da Síria acabou sendo o responsável por derrubar a aeronave russa por acidente.

Os Estados Unidos alegam que não dispararam foguetes naquela região. A França, outro país envolvido no conflito, também rechaça a possibilidade de ter atacado o avião russo, mesmo que por engano.

De fato, a Síria tem um sistema de defesa que tenta interceptar foguetes israelenses naquela área e o mais irônico é que os equipamentos foram fornecidos ao país justamente pela Rússia.

O governo de Moscou está buscando a aeronave para tentar entender o que aconteceu.

Mas o fato é que um incidente desses em um teatro de guerra com tantos players de peso como Rússia, Estados Unidos, Israel e França não chega a ser surpreendente, ainda que todos mantenham algum nível de comunicação justamente para evitar ataques por engano.

Nenhum comentário: