quarta-feira, 4 de julho de 2018

Laboratório com pesquisadores e agentes de inteligência começa a ser construído amanhã

O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), anunciou, na manhã desta quarta-feira, 4, o lançamento da pedra fundamental do Laboratório Integrado de Segurança Pública (Lisp), no Ceará. O centro contará com cerca de 250 pesquisadores do ramo da segurança pública trabalhando para buscar e desenvolver tecnologias que inibam o crime. O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, estará presente.

O primeiro bloco de concreto do Lisp, que marca o início da construção, será iniciado amanhã na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O projeto ainda terá apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Segundo a PRF, o laboratório será pioneiro em integração em Segurança Pública na América Latina. Serão feitas análises de inteligência policial com o uso das tecnologias de videomonitoramento. O objetivo é traçar estratégias contra a criminalidade no Ceará.

A proposta

O projeto surgiu por meio de ferramenta já usada pela PRF no combate aos crimes em rodovias federais e se expandiu em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

A ideia, considerada pioneira, é empregar as tecnologias em grandes centros urbanos, partindo do pressuposto de que os crimes de roubo e homicídio, na maioria das vezes, estão atrelas a um veículo automotor para as fugas.

Com a inauguração, o Lisp vai funcionar dentro da própria PRF e contará com um espaço de mais de 5 mil metros quadrados de área, com aproximadamente 220 estações de trabalho.

Nenhum comentário: