quinta-feira, 23 de março de 2017

Precipitações devem aumentar em todo o Estado até o fim de semana

A reaproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas no sertão nordestino, deve contribuir para o aumento de precipitações nos próximos dias. 

Para hoje e amanhã, a Funceme prevê tempo com nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Ceará ao longo do dia. "A Zona de Convergência Intertropical está se reaproximando da costa Norte do Nordeste brasileiro, contribuindo para a volta das chuvas", observou o meteorologista Raul Fritz. O quadro favorável deve permanecer até o fim de semana próximo.

A preocupação, entretanto, é com o risco de continuidade de perda das reservas hídricas nos médios e grandes reservatórios. De um modo geral, as chuvas têm favorecido a produção agrícola de sequeiro em várias regiões do Estado. O cultivo de grãos tradicionais (milho e feijão) está se desenvolvendo, além de haver formação de pastagem nativa para o rebanho bovino, ovino e caprino.

Desde o início da atual quadra invernosa que a Funceme divulgou alerta sobre o risco do Ceará permanecer pelo sexto ano seguido sem recuperação das reservas hídricas nos principais reservatórios, ou seja, nos açudes estratégicos para o abastecimento humano dos grandes centros urbanos. Desde 2012, que os açudes perdem volume armazenado.

DN Online

Nenhum comentário: