segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Mais de 340 Municípios do país têm mais eleitores que habitantes

Um levantamento – com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da estimativa populacional para 2015 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – indica que em 348 Municípios brasileiros há mais eleitores que habitantes. Segundo mostrar a pesquisa do portal G1, os números representam 6,2% do total de 5.568 Municípios onde haverá eleição neste ano.

Em matéria divulgada pelo veículo, neste domingo 14 de agosto, a maior diferença está em Canaã dos Carajás (PA), em que estão registrados 39.832 eleitores e o IBGE estima população de 33.632 pessoas no Município. Isso significa que há 6.200 eleitores a mais que moradores. Mas, essa disparidade não é inédita, em 2012, 305 Municípios também registraram diferença.

De acordo com esclarecimentos do TSE, nem sempre o domicílio eleitoral é o mesmo que o domicílio civil, e alguns Municípios desenvolvem características específicas que levam a essa situação, mas não configura necessariamente fraude. Um dos vínculos aceitos é o profissional, caso da pessoa que mora em uma cidade e trabalha e vota em outra.

G1

Nenhum comentário: