sexta-feira, 15 de julho de 2016

Informações de Logradouros dos Municípios brasileiros estão disponíveis na internet

As informações de quarteirões, ruas, praças e jardins do Municípios brasileiros foram disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 14 de julho. A Base de Faces de Logradouros do Censo 2010, com arquivos vetoriais digitais que mostram as extensões compreendidas, pode ser acessada no portal do Instituto, na internet.

A base territorial é um conjunto de mapas e cadastros que representam o território nacional em seus diversos recortes. Isso inclui os 5.568 Municípios brasileiros e suas áreas urbanas e rurais, os distritos, povoados, as áreas especiais – unidades de conservação, terras indígenas, etc. – e os logradouros públicos. Ela traz informações compatíveis com os setores censitários definidos para a coleta do Censo Demográfico 2010.

De acordo com o IBGE, as informações representam ferramenta de descrição do espaço urbano, principalmente para grande quantidade de Municípios que ainda não dispõem de bases cartográficas digitais. Assim, a base pode ser também um ponto de partida para futuras atualizações a serem efetuadas pelos interessados, suprindo uma carência da disponibilização de uma camada vetorial de logradouros que abrange todo o território nacional.

Análise

A base pode ser utilizada em Sistemas de Informação Geográfica, ainda segundo IBGE, permitindo a realização de análises geográficas e espaciais. No entanto, para trabalhar com a base, é necessário utilizar softwares de geoprocessamento, como as plataformas livres TerraView, Quantum Gis, dentre outras. O produto tem origem na base territorial digital, que integra as bases cartográficas urbanas e rurais e o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), todos atualizados durante o último recenseamento de população – realizado em 2010.

Nenhum comentário: