quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Operadoras perdem mais de 10 milhões de linhas telefônicas

As ligações telefônicas estão sendo cada vez menos usadas pelos clientes das operadoras de telefonia móvel. Tudo isso se deve a aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foram desativadas, em apenas seis meses, mais de dez milhões de linhas de celulares em todo o país, que é o quinto maior mercado de telecomunicações. No Estado do Ceará, as linhas canceladas chegam a 495 mil, chegando a ser o sétimo estado brasileiro com maior redução.

Efeito WhatsApp

O aplicativo de conversa é um dos causadores dessa queda nas linhas telefônicas "você tem uma geração mais nova que usa o whatsApp e prefere não falar pelo telefone", explicou Bernardo Winik, diretor da empresa Oi, em entrevista ao jornalista Helton Simões, do portal G1.

Com a era tecnológica cada vez mais presente, os aplicativos de mensagens estão atraindo as pessoas que preferem se comunicar através de mensagens via rede de dados a ter mais de um chip para ligar para outras operadoras, e mais de uma conta para pagar.

Cancelamentos
O desligamento das linhas celulares afetou as maiores empresas de telefonia do setor. A operadora Vivo perdeu 3,6 milhões de linhas, seguida pela Tim, com menos 3,3 milhões, Claro e Oi com 2,5 milhões e 1,3 milhões, respectivamente.

Inversão:

Segundo Eduardo Tude, presidente da consultoria Teleco, em entrevista ao jornal Estadão, mesmo com a queda das linhas, o mercado das telecomunicações, está faturando mais com serviços de banda larga. Somente no começo do ano, ganharam com serviços de dados R$ 33,6 milhões.

Nenhum comentário: