quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Acopiara é a segunda no Ceará, no ranking de transparência segundo levantamento do Ministério Público Federal

O Governo do Estado do Ceará ocupa a 7ª posição no ranking nacional de transparência, com nota 8,2, segundo a 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal. A pontuação atualizada foi divulgada nesta quinta-feira (10), um dia após revisão do índice que apontava o Ceará como o penúltimo colocado no ranking.

No índice que vai de 0 a 10, Espírito Santo tem o único governo com nota máxima. No Ceará, Fortaleza é o município com maior transparência das contas públicas, seguido de Acopiara, Guaramiranga, Apuiarés, Aurora e Pindoretama.

Segundo o Ministério Público, o projeto contemplou 100% dos 5.568 municípios brasileiros, 26 estados brasileiros e Distrito Federal e foi feito a partir da avaliação da transparência passiva e ativa, incluindo itens como divulgação de salários de servidores, diárias, cópias de contratos, licitações, empenhos, entre outros.

Com base nos dados pesquisados, a 5ª Câmara expede recomendações para que gestores dos municípios e estados com irregularidades corrijam as falhas. As recomendações são acompanhadas de diagnóstico do município ou estado para que os gestores possam saber quais pontos estão em desconformidade com a legislação.

Em novembro deste ano, uma avaliação da Controladoria Geral da União havia apontado que 69% das cidades do Ceará têm nota 0 em transparência.

Erro na nota

Na quarta-feira (9), 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal havia divulgado a nota do Governo do Ceará com nota 2,6 em transparência. Segundo o Ministério Público, o levantamento havia sido divulgado com dados equivocados, atribuindo a nota do município de Farias Brito ao Governo do Estado do Ceará.

G1

Nenhum comentário: