quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Deputados fazem manifestação com boneco de Lula

A manifestação inusitada de deputados oposicionistas, que entraram no Plenário da Câmara com o boneco inflável do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vestido de presidiário, causou debate entre os líderes partidários durante a votação da minirreforma eleitoral.

O boneco, apelidado de Pixuleco, virou um dos símbolos dos movimentos que cobram o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Um dos que empunhou o boneco, o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) pediu a prisão do ex-presidente. “Lula na cadeia!”, afirmou.

A provocação foi rebatida pelo vice-líder do governo, deputado Sílvio Costa (PSC-PE). “Eu acho que parte dessa oposição devia estar na cadeia!”, afirmou.

Governistas consideraram a manifestação como quebra de decoro e pediram a retirada dos bonecos do Plenário. “Nós não podemos concordar com isso, com a exibição desses bonecos. Querem manifestar, que seja lá fora”, reclamou o vice-líder do PT, deputado Ságuas Moraes (MT).

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, pediu calma aos dois lados e conseguiu retirar os bonecos de Plenário. “Faço um apelo aos parlamentares que trouxeram a sua manifestação, que já foi feita, para que nós possamos continuar concluindo o processo de votação”, intercedeu.

Nenhum comentário: