domingo, 16 de agosto de 2015

Piloto morre em queda de quase a 300 metros de altura em Quixadá (CE)

Um piloto de nome João Ferreira da Silva, natural de Lisboa, em Portugal, morreu na tarde deste sábado, 15, durante um voo de parapente no município de Quixadá, no Sertão Central do Estado. Há alguns anos João morava com esposa na capital cearense.

De acordo com Artemir Junior, presidente da Associação de Voo Livre do Sertão Central, João praticava o esporte desde o ano de 2010 e era considerado um piloto experiente. Recentemente, ele havia estabelecido o seu primeiro recorde, 120 km, na modalidade cross de parapente (voo de longa distância), e estava se preparando para quebrá-lo.

Artemir Junior explica que João decolou da rampa localizada na Serra do Juá por volta das 13 horas e caiu cerca de 5 km depois, na localidade de Ouro Preto, no Distrito quixadaense de Juatama.

O parapente teria se fechado durante a passagem por um rotor (vento circular) muito forte entre as elevações rochosas. Segundo Artemir, o paraquedas reserva leva apenas dois segundos para ser aberto. “Se o paraquedas reserva tivesse sido acionado, talvez ele acabasse machucado, mas é quase certo que teria sobrevivido”, explica.

Nenhum comentário: