segunda-feira, 27 de julho de 2015

Ronda do Quarteirão estreia novo modelo em agosto no Ceará

kO programa de policiamento do governo estadual sofrerá algumas mudanças visíveis nos próximos dias. Da troca das viaturas à readequação das Áreas Integradas de Segurança (AIS), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) projeta um novo ciclo no Ceará.

A partir a próxima quinta-feira (30), as novas viaturas adquiridas pelo Governo deverão ser entregues pela empresa vencedora da licitação. As Toyota Hilux, símbolo do programa desde a implantação, em 2007, dividirão espaço com 30 veículos modelo Renault Duster, confirmando as expectativas antecipadas pelo Diário do Nordeste ainda no mês de abril.

Além disso, as atuais seis AIS de Fortaleza serão readequadas e ampliadas para dez. Outra mudança sensível e aguardada será a apresentação dos números de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), em que estão computados os dados de roubos, exceto latrocínios, no Estado.

Novidades

As mudanças no programa Ronda do Quarteirão eram aguardadas para a segunda quinzena de julho. Em abril, o governo anunciou a reestruturação, com a criação de 25 Unidades Integradas de Segurança (Unisegs), em um primeiro momento.

A reportagem conversou com o secretário titular da SSPDS, Delci Teixeira, que explicou as mudanças. Ele esclareceu que o atraso no início do projeto se dá devido a pendências contratuais com a Renault.

"Tivemos uma pequena dificuldade pois a empresa que ganhou a licitação para a venda das viaturas estava com uma pendência no Estado. Isso foi resolvido e a empresa, liberada", disse. De acordo com o secretário, os veículos deverão estar preparados para ir às ruas já a partir do próximo dia 30. "Já vamos receber as viaturas adesivadas e preparadas para o trabalho", prospectou Delci Teixeira.

Para a apresentação dos novos carros da Polícia cearense, a presença do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, é aguardada. Ele deverá participar do lançamento do Pacto por um Ceará Pacífico, projeto voltado para a prevenção da violência e redução da criminalidade no Estado. 

O lançamento era aguardado, inicialmente, para o fim do mês de junho. O secretário de segurança garantiu que o cronograma de instalação das Unisegs será mantido. A princípio, cinco das seis AISs localizadas na Capital serão beneficiadas com as novas unidades.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: