terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Vazão de açude é reduzida para garantir água até 2016

Açude Trussu em Iguatu acumula 44,5% de sua capacidade. Foto de Honório barbosa O Açude Trussu, na localidade de Suassurana, zona rural do município de Iguatu, terá vazão liberada de 650 litros por segundo, conforme ficou definido em reunião de locação de água promovida pela Cogerh, no auditório da Ematerce.

Atualmente, o Açude Trussu acumula 44,5% de sua capacidade, que é de 300 milhões de metros cúbicos. Em 2008, chegou a 41%, segundo registro da Cogerh.

Em janeiro passado eram liberados 850l/s, mas agora diante da crise hídrica houve uma redução de 200l/s.

São liberados pela válvula 500l/s para a perinização de 34 km do rio Trussu, atendimento aos agricultores e para o abastecimento da cidade de Quixelô, além de 150l/s são captados no reservatório para o abastecimento das cidades de Iguatu e de Acopiara.

De acordo com o gerente local da Cogerh, Raimundo Lauro Filho, o açude tem capacidade para atender o abastecimento humano por mais dois anos. Este é o quarto ano de seca que afeta o Trussu, sem recarga significativa. “Os produtores rurais concordaram na reunião reduzir de 20% a 30% o uso de água para a irrigação”, frisou Lauro Filho.

Lauro Filho frisou que o consumo de água para o abastecimento de Iguatu e de Acopiara é de 150l/s.

DN Online

Nenhum comentário: