terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

José Guimarães será novo líder do governo

Os líderes do PT, José Guimarães (CE) (Foto: Luis Macedo/Ag.Câmara)O deputado Henrique Fontana (PT-RS) anunciou nesta terça-feira (3) que deixará a liderança do governo na Câmara e será substituído por José Guimarães (PT-CE). De acordo com o parlamentar gaúcho, a mudança se deu devido à relação dele com o novo presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Durante a campanha para a presidência da Câmara, Cunha declarou que não reconheceria a liderança de Fontana.

"Ontem fiz uma avaliação que, a partir da disputa criada, entendi que a função de líder do governo demanda conversas diárias com o presidente da Casa. Eu entendi que meu nome não era o melhor nesse momento para a função, com a vitória de Eduardo Cunha. Avisei ao ministro Pepe Vargas [das Relações Institucionais] e pedi que ele comunicasse à presidenta Dilma. A informação que eu tenho é de que o novo líder será o deputado José Guimarães".

Durante a campanha, Eduardo Cunha informou que não negociaria com Fontana após o petista comparar a participação do governo em prol da candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP) com a atuação do vice-presidente Michel Temer em favor de Cunha. Na ocasião, Cunha classificou a associação feita por Fontana de "desrespeitosa" e disse, pelo Twitter, que não aceitava o petista como interlocutor do governo.

"Ele [Fontana] se comporta como líder do PT no governo e não como líder de um governo que tem vários partidos na sua base. O sr. Fontana sempre foi um líder fraco, desagregador, radical em suas posições e que levou o governo a várias derrotas pelas suas posições", disse o peemedebista.

Ao anunciar que deixará o cargo, Fontana disse ter avaliado que a falta de diálogo com Cunha comprometeria as negociações do governo na Câmara. "Diante das circunstâncias, pedi que o Pepe acelerasse esse processo, entendendo que o meu nome não era o mais adequado para o cargo no momento", explicou.

Nenhum comentário: