quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Previsão de 2015 é pior do que a do ano passado

reg2O quadro de estiagem em 2015 deve ser muito mais crítico do que o verificado em 2014. A previsão de chuvas abaixo da média histórica para os meses de fevereiro a abril é de 64%, enquanto que em 2014 foi de 40%. Com esse cenário, o governo do Estado já trabalha com situações críticas que deverão se agravar na zona rural e se estender, agora, pelos perímetros urbanos do Interior.

O prognóstico da quadra chuvosa foi divulgado, ontem, no Palácio da Abolição, pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Eduardo Sávio Martins. Baseado em estudos do oceano Pacífico, onde ainda predomina uma forte influência do fenômeno El Niño; e do Atlântico, onde as águas não obtiveram um nível de aquecimento desejável, a expectativa é que seca neste ano seja tão grave quanto a de 2012, quando tivemos chuvas 50% abaixo da média.

Segundo a Funceme, o prognóstico é de chuvas abaixo da média é de 64%; a probabilidade de quadra chuvosa normal é de 27%; e chuvas acima da média é de 9%. Em 2014, a estimativa de chuvas abaixo da média para o período foi de 40%; normal de 35% e acima da média de 25%. Com esse quadro, Eduardo observou que há grandes possibilidades de veranicos e irregularidade das precipitações, o que compromete a recarga dos reservatórios cearenses.

Nenhum comentário: