segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Falta de energia atinge 7 estados e DF

apagão 4 (Foto: Editoria de Arte/G1)Distribuidoras de energia em estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste disseram que reduziram o fornecimento de luz na tarde desta segunda (19) após uma orientação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o órgão responsável pela gestão de energia no país.

Em São Paulo, passageiros do Metrô tiveram que caminhar pelos túneis por causa da interrupção da circulação dos trens após o corte de energia. 

O G1 confirmou, até o momento, que houve falta de luz em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal.

Por volta das 18h40, o ONS divulgou nota em que informa que houve "restrições na transferência de energia das Regiões Norte e Nordeste para o Sudeste" que "aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica".

O ONS também disse que adotou "medidas operativas em conjunto com os agentes distribuidores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema".

Nesta terça (20), às 14h30, haverá uma reunião "com os agentes envolvidos para analisar a ocorrência", segundo o órgão.

A TV Globo apurou que o corte determinado pelo ONS foi de 3.000 MW em todo o país - isso representa 8% de tudo que é gerado de energia.

Nenhum comentário: