terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Divulgadas novas imagens do atentado ao jornal satírico "Charlie Hebdo"

3Foram divulgadas nesta terça-feira (13) novas imagens da fuga dos irmãos terroristas Cherif and Said Kouachi, feitas logo após o atentado que matou 12 pessoas na redação do jornal satírico "Charlie Hebdo", na última quarta-feira (7). As fotos foram publicadas pela agência de notícias Reuters a partir de um vídeo inédito feito por um cinegrafista amador.

Nelas, é possível ver a dupla se dirigindo para o carro da fuga. Um deles ainda levantou o braço esquerdo antes de entrar no veículo, num gesto de trinfo.

Também nesta terça-feira (13), o primeiro ministro francês, Manuel Valls, afirmou que a França deve adotar medidas "excepcionais" para conter o terrorismo, mas que nunca devem ser tomadas medidas "de exceção" que ponham em risco o Estado de Direito.

"A uma situação de exceção devem responder medidas excepcionais. Mas afirmo com a mesmo força que nunca devem ser adotadas medidas de exceção que revoguem o princípio do Direito e dos valores", disse o premiê em pronunciamento oficial diante de deputados na Assembleia Nacional, a câmara baixa do parlamento da França.

1Valls afirmou também que, à ameaça de terrorismo, "a República oferece e oferecerá respostas em solo nacional. Também as oferecerá onde quer que grupos terroristas se organizem para nos ameaçar".

O premiê reforçou ainda que "a França está em guerra contra o terrorismo, o jihadismo e o islamismo radical, não contra uma religião. A França não está em guerra contra os muçulmanos e o Islã".

Valls disse que a França adotará novas medidas contra o terrorismo, como atualizar a lista de pessoas suspeitas e de membros de grupos de combate.

O país deve também aplicar um programa piloto em prisões com o intuito de isolar detentos radicais.

Além disso, há um projeto de lei para reforçar os serviços antiterrorismo e a vigilância na internet e nas redes sociais, utilizadas para a comunicação entre extremistas.

Nenhum comentário: