domingo, 18 de janeiro de 2015

Atendendo TCM prefeituras buscam alternativas para realizarem carnaval no Sertão Central

Carnaval na PraçaQuixadá - As cidades onde tradicionalmente são realizados carnavais no Centro do Estado pretendem não decepcionar os foliões, apesar das prefeituras já terem confirmado a contenção de gastos, atendendo a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Recursos públicos não serão utilizados para realizar a festa, mas Quixadá, Banabuiú e Solonópole, por exemplo, pretendem contar com o apoio da iniciativa privada, de empresários e colaboradores para a diversão da população e dos turistas.

Em Quixadá, onde é realizada a única micareta de arena do Estado, até agora apenas o bloco carnavalesco Crocodilo confirmou a sua apresentação na Praça José de Barros, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Barbosa. Como ele é o presidente do bloco Camaleão, e assumiu o cargo público, este ano sua agremiação não irá à Praça. O outro bloco, o Bixo Papão, outra atração do carnaval da cidade, também não se apresentará. O motivo é a falta de apoio da administração municipal, explicou a direção.

O “Carnaval das águas” de Banabuiú será o mais prejudicado, principalmente por conta da estiagem dos últimos três anos. O Açude Arrojado Lisboa está praticamente no volume morto. Através dele a válvula de dispersão libera água para o balneário rio abaixo, palco da animação dos foliões durante o dia, onde costuma se concentrar o maior público da região. O prefeito Veridiano Sales confirmou o cancelamento do carnaval, mas um grupo de empresários está sendo contatado. Demonstram interesse na festa e poderão realizar o carnaval popular na cidade.

O apoio empresarial também será fundamental para a realização do carnaval em Solonópole. Esse é o posicionamento do prefeito Webston Pinheiro. Ele também atenderá a recomendação do TCM, entretanto a primeira-dama, Dárcia Pinheiro, elaborou com sua equipe o “Carnaval Solidário”. Empresários e a sociedade estão sendo convidados a contribuírem para a realização da festa. Através dos blocos carnavalescos serão arrecadados donativos. Com os alimentos serão feitas cestas básicas e doadas a famílias vítimas da seca. Todos estão entusiasmados, inclusive uma banda da Bahia deverá ser a grande atração, completou o gestor municipal.

DN Sertão Central

Nenhum comentário: