terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Carnafest 2014: chegada da maior panela do mundo ao Ceará atrai a imprensa do Brasil inteiro. Ela fará o maior caldo de ressaca do mundo em Acopiara


Juazeiro do Norte - Os principais meios de comunicação no Brasil estão com os olhos voltados para o município de Acopiara, distante 360 km de Fortaleza.

O assédio aumentou ainda mais após a chegada, no Ceará, da maior panela do mundo. Nela será feito na Quarta-feira de Cinzas, último dia de Carnafest, o maior caldo de ressaca do mundo.


Durante o dia de hoje (25) vários setores da imprensa brasileira deram cobertura a chegada da panela, com destaque para o portal do G1. A TV Verdes Mares do Cariri, afiliada da Globo, em Juazeiro do Norte, durante oito minutos, exibiu ao vivo, uma ampla matéria sobre o Carnafest Acopiara 2014.


O coordenador do evento, Theognis Floretino, disse ao que a ideia surgiu para beneficiar a população local e, ao mesmo tempo, integrá-la aos turistas que vão passar o Carnaval na cidade. "O caldo vai reunir vários profissionais da cidade. Vai proporcionar emprego durante as festividades. Na quarta-feira de Cinzas, no momento da distribuição do caldo, haverá uma integração bacana entre os foliões. Vai ser interessante e o caldo promete levantar até defunto", afirmou Florentino.


A panela saiu de Joinville na última sexta-feira (21) e chegou no fim da manhã desta terça-feira (25), em Juazeiro do Norte, no Ceará. A viagem da cidade catarinense até Acopiara vai durar cerca de sete dias. A previsão de a panela chegar em solo acopiarense é no início da manhã de quinta-feira (27).


Toda a viagem de Joinville até Acopiara está sendo registrada por meio de fotos e filmagens. Uma equipe do Guinness Book vai conferir tudo de perto. "Uma produtora está acompanhando todo o trajeto e um documentário vai ser produzido no futuro. Reforço também que a equipe do Livro dos Recordes vai acompanhar toda a produção e a distribuição do caldo", concluiu Theognis.


O empresário e proprietário da panela, Zé Rodrigues conta que a ideia de construir uma panela gigante surgiu em 2003. "Estava lendo uma reportagem no jornal que dizia que o Brasil era o maior exportador de carne suína, bovina e de aves do mundo. Além de exportar grãos para várias partes do planeta. Aí pensei porque há tanta riqueza e muitos brasileiros passando fome? Desde então surgiu a ideia de construir essa panela gigante e realizar comidas tradicionais e fornecer para população de vários municipios do Brasil. Deu certo e a panela já percorreu inúmeros estados do sul e sudeste do país ", disse.


Segundo Rodrigues, a panela gigante já participou do registro de dois recordes e será a primeira vez que ela vai ser exposta no Nordeste."Ela já fez o maior arroz carreteiro e feijoada do mundo. Está tudo registrado. E será a primeira vez que ela ficará na Região Nordeste", diz Rodrigues.

Confira os ingredientes do maior caldo do mundo

925 quilos de cebola
138,5 quilos de alho
138,5 quilos de colorau
18 quilos de manteiga
9 quilos de sal
275 quilos de farinha
6 mil litros de água
138 quilos de cebolinha e coentro
18.500 ovos

Veja os vídeos sobre o Carnafest 2014 (TV Verdes Mares)

Nenhum comentário: