quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Projeto de Lei impede corte de recursos da saúde

O governo federal poderá ser impedido de contigenciar, ou seja, cortar os recursos da saúde, previdência e Assistência social, como é de praxe em todos os anos para atender as metas fiscais. Relatório do deputado Danilo Forte ao projeto de Lei Complementar 52/2011 foi aprovado na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados. 

Danilo Forte argumenta que, embora a efetividade dos serviços nas áreas de saúde e seguridade sejam garantidos constitucionalmente, o que mais se observa em nosso País é que, para atender a Lei de Responsabilidade Fiscal, os governantes fazem cortes indiscriminadamente com graves prejuízos à população que precisa dos hospitais e postos de saúde. 

Para Danilo, a lei de Responsabilidade Fiscal é um avanço no sentido de impor limites ao endividamento público, mas os governantes precisam ter responsabilidade no planejamento, o que evitaria os cortes em áreas já precárias, sobretudo, no final do ano quando se veem impelidos a fechar as contas e percebem que gastaram demais.

Nenhum comentário: