sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Plebiscito em eleição divide deputados do Ceará

A Câmara dos Deputados deve discutir, a partir do próximo mês, a possibilidade de realizar um plebiscito para definir alguns pontos da Reforma Política. O assunto vem dividindo opiniões entre deputados cearenses. A ideia do plebiscito surgiu no fim do ano passado, quando o deputado Miro Teixeira apresentou o Projeto de Decreto Legislativo 497/11.

A proposta é fazer uma consulta plebiscitária nas eleições deste ano, para decidir dois pontos: o financiamento de campanha, que pode ser público ou privado, e qual sistema o eleitor terá para eleger seus representantes no Legislativo. São cinco opções: proporcional (o atual), misto, distrital misto, distrital e distritão.

Para o deputado federal José Guimarães (PT), membro da comissão que está tratando da Reforma na Câmara, a tentativa de se fazer um plebiscito é um "jeitinho" que querem dar para não se debater de fato a Reforma Política. "O que a Câmara tem que fazer é votar a Reforma, pois Reforma Política meia boca não resolve a fragilidade do sistema eleitoral", pontuou.

Nenhum comentário: