quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PPS pede que TCU investigue suspeita de fraude no Ministério das Cidades

O PPS protocolou na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara pedido para que o TCU (Tribunal de Contas da União) apure a denúncia de fraude no Ministério das Cidades que elevou em R$ 700 milhões projeto de mobilidade urbana em Cuiabá para a Copa 2014.

Reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” desta quinta-feira (24) denunciou uma mudança de parecer técnico da pasta a pedido do governador do Mato Grosso, Sinval Barbosa (PMDB), e do próprio ministro Mário Negromonte (PP). 

Segundo o jornal, trata-se de uma fraude que permitiu a troca da implantação de uma linha rápida de ônibus pela construção de um VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) em Cuiabá, projeto que está na planilha de obras do governo para a Copa de 2014. Ao jornal, o ministério defendeu a mudança.

O líder do PPS, deputado federal Rubens Bueno (PR), diz que é fundamental que o TCU apure a denúncia e fique atento, desde já, em todos os projetos que envolvem a Copa do Mundo.

“Somente nesse caso já vemos indícios de irregularidades que envolvem R$ 1,2 bilhão. Queremos uma apuração rigorosa para que não se repita o que aconteceu nos jogos Pan-Americanos, onde o próprio TCU apontou um festival de superfaturamentos e desvios de dinheiro público”.

O pedido protocolado na Câmara precisa ser aprovado para que o TCU inicie a apuração do caso.

Folha

Nenhum comentário: