TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Morre ex-deputado e ex-ministro Expedito Machado da Ponte

O ex-deputado federal e ex-ministro, Expedito Machado da Ponte, faleceu em Fortaleza, na noite desta quinta-feira (25), aos 91 anos. O corpo dele é velado na manhã desta sexta-feira (26), na funerária Ternura.

A missa de corpo presente está marcada para as 14h30min, no mesmo local. Já sepultamento ocorre às 16 horas no cemitério Parque da Paz. Ele era pai do atual presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

Nascido em Crateús, no dia 15 de junho de 1919, Expedito Machado da Ponte se formou em agronomia e se apaixou pela Política brasileira. Elegeu-se deputado estadual em outubro de 1954, e deputado federal em outubro de 1958.

Reeleito em 1962, foi nomeado para o Ministério da Viação e Obras Públicas em junho de 1963. Licenciou-se então da Câmara dos Deputados para integrar o segundo gabinete ministerial presidencialista do governo João Goulart.

Após o golpe militar de 31 de março de 1964, que depôs o presidente, foi afastado, retornando à Câmara. Em 13 de junho teve o mandato parlamentar cassado e seus direitos políticos suspensos por dez anos. Exilou-se em Paris.

Com a extinção do bipartidarismo, já anistiado, foi um dos fundadores do Partido Popular (PP), no Ceará. Em fevereiro de 1982, a sigla se incorporou ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

Na eleição de 1986 disputou vaga de deputado federal constituinte pela legenda do PMDB. Eleito, tomou posse em 1º de fevereiro do ano seguinte, organizando e liderando o Centro Democrático (chamado Centrão), constituído por 178 parlamentares favoráveis a uma Constituição mais liberal e menos estatizante.

Com a promulgação da Constituição, em 5 de outubro de 1988, deu continuidade ao seu mandato ordinário na Câmara dos Deputados, onde permaneceu até o final da legislatura, em janeiro de 1991, sem ter concorrido à reeleição. Depois de deixar a carreira política, dedicou-se ao lado empresarial.

Nenhum comentário: