sábado, 10 de outubro de 2009

Romaria da Terra acontece amanhã em Iguatu

Amanhã, romeiros vindos das nove dioceses do Ceará participam nesta cidade da 14ª Romaria da Terra, que tem como lema, neste ano, "O semiárido em romaria, por mais vida e cidadania". O evento é promovido de dois em dois anos pela Pastoral da Terra da Igreja Católica. O objetivo é celebrar as conquistas do movimento e animar as comunidades para continuarem organizadas por melhores condições de vida no campo.

Segundo estimativa dos organizadores, o evento deve reunir cerca de 10 mil romeiros. Neste ano, a Romaria celebra o centenário de nascimento do religioso dom Hélder Câmara e do poeta Patativa do Assaré. A Romaria é o espaço de renovação dos compromissos da Comissão Pastoral da Terra (CPT), a celebração da luta pela vida no semiárido e em defesa da história, da cultura do povo nordestino.

A Romaria enfatiza a defesa pela vida dos povos indígenas e de seus remanescentes, os afro-brasileiros, camponeses, pescadores artesanais, jovens e pessoas idosas do campo. Outras questões ligadas à promoção da educação pública, a luta por reforma agrária, por acesso à água e a defesa de projetos que visem à melhoria da qualidade de vida das famílias também são propósitos do evento.

Segundo a programação, a acolhida dos romeiros será na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Prado, nesta cidade, a partir das 4 horas da madrugada deste domingo. Em seguida, haverá um café comunitário. Depois, os romeiros caminham pela Rua 13 de Maio com parada prevista na Catedral de São José.

A Romaria segue em direção ao Largo da Telha, área central, onde há um lago que assinala a origem da cidade de Iguatu. Às 7 horas, está previsto o abraço da lagoa, com apresentação de dança e música. Em seguida, os romeiros seguem para os bairros e algumas áreas rurais, onde haverá partilha, celebração, apresentações culturais e reflexão sobre as conquistas sociais e a luta do movimento.

A partir das 14 horas, a concentração será na Praça da Igreja Matriz de Senhora Sant´Ana, padroeira de Iguatu. Os romeiros farão apresentações artísticas. Às 16 horas, será celebrada missa campal e solene, com bênção e envio dos romeiros da Terra para as suas comunidades de origem. O ato litúrgico será presidido pelo bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa.

Esta é a segunda vez que a Romaria da Terra é realizada nesta cidade. A primeira foi em 1997, quando o movimento tratou da temática "Na luta por terra e água, o renascer de canudos". A primeira Romaria da Terra foi realizada em Canindé, em 1984, com o lema "Povo de Deus em busca de terra e pão".

A integrante da CPT, Senhorinha Soares, lembra a importância da celebração comunitária em face das conquistas alcançadas. "São 25 anos de história e caminhada e nesse período muitas conquistas foram alcançadas, mas temos ainda muito por que lutar. A nossa preocupação neste ano é com a qualidade de vida no semiárido, a questão da preservação do meio ambiente, da água e terra e da vida digna das famílias de camponeses".

Mais informações
Comissão Pastoral da Terra, Fortaleza (85) 3226. 1413
Paróquia do Prado em Iguatu
(88) 3581.1221

HONÓRIO BARBOSA
REPÓRTER

Nenhum comentário: