sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

Início da quadra chuvosa no Ceará tem 50% de chance de ficar acima da média, projeta Funceme


Os primeiros três meses da quadra chuvosa no Ceará – fevereiro, março e abril – têm 50% de probabilidade de ficarem acima da média. Há, ainda, 40% de possibilidade de que o trimestre feche com chuvas em torno da normal climatológica e somente 10% de chance de o período ficar abaixo da média histórica.

O anúncio foi realizado nesta sexta-feira (20), pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em coletiva de imprensa realizada no Palácio da Abolição. Participaram do evento o presidente do órgão, Eduardo Sávio Martins; presidente da Cagece, Neuri Freitas; presidente da Cogerh, João Lúcio.

"A análise dos campos atmosféricos e oceânicos de grande escala e dos resultados de modelos numéricos globais e regionais e de modelos estatísticos de diversas instituições, como Funceme, Inmet, Cpetec/Inpe, e do exterior indiciou probabilidade de 50% acima da média", destacou a Funceme.

A quadra chuvosa tem início em fevereiro e se estende até maio. A média histórica do quadrimestre é de 600,7 milímetros. A previsão para maio será divulgada em fevereiro.

Nenhum comentário: