segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Elmano acelera projetos a serem entregues ao Governo Federal após primeira reunião com o presidente Lula


O governador Elmano de Freitas (PT) retornou de Brasília após o encontro com o presidente Lula determinado a agilizar, com os secretários estaduais, os projetos a serem desenvolvidos nas áreas da educação, segurança pública, infraestrutura rodoviária e saúde em parceria com o Governo Federal.

Elmano se disse satisfeito com os resultados do encontro em Brasília que reuniu, em Brasília, o presidente Lula e os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal. Importância, segundo ele, não apenas pelas parcerias administrativas e financeiras que começam a ser construídas, mas, principalmente, pela retomada do diálogo entre União e Estados.

Um dos pontos mais importantes que saiu da reunião, de acordo com Elmano, foi a Carta de Brasília’, um documento firmado entre o presidente Lula e os Governadores a reafirmando o compromisso com a democracia e o Estado Democrático de Direito.

O documento, que ganha relevância no debate sobre o fortalecimento das instituições, trata, também, da criação de um Conselho da Federação e Consórcios Públicos com o objetivo de uma gestão compartilhada dos recursos públicos entre a União, os estados e os municípios.

A carta observa que “A democracia é um valor inegociável. Somente por meio do diálogo que ela favorece poderemos priorizar um crescimento econômico com redução das nossas desigualdades e das mazelas sociais que hoje impõem sofrimento e desesperança para uma parcela significativa da população brasileira.

Nenhum comentário: