segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Com apoio em peso da bancada do Ceará, Artur Lira será reeleito para o comando da Câmara Federal


A semana é bem movimentada com a posse dos novos parlamentares e, em Brasília tem muita articulação com vistas à eleição ou reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. Lira encontra apoio massivo da bancada do Ceará na Câmara.

Sem adversários de peso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), aprofundou, nesse final de semana, a costura de acordo para dar ao PT o comando da principal comissão da Casa no primeiro ano do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é a Comissão de Constituição e Justiça.

As articulações comandadas por Artur Lira e os líderes dos partidos que farão parte do bloco parlamentar que o apoia devem neutralizar parte dos poderes do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, que chega à Câmara com 99 deputados, maior bancada da Câmara. A segunda maior bancada é do PT, com 68 deputados O PL chega dividido na nova legislatura e boa parte dos 99 deputados já assumiu compromisso de apoiar o Governo Lula.

A 72 horas da posse, o presidente Artur Lira quer ser reeleito com a maioria histórica entre os 513 parlamentares, daí aprofundar as negociações para garantir o apoio de aliados e opositores ao novo governo.

Nenhum comentário: