quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Ceará registra temperatura mais alta do Brasil em dois dos 3 dias iniciais de 2023


Nos três primeiros dias iniciais deste ano, em apenas um o Ceará não registrou a mais alta temperatura de todo o País. A cidade de Jaguaribe, no Sertão cearense, liderou o ranking nacional nos dias 2 e 3 de janeiro, com 38,9º Celsius e 38,4ºC, respectivamente.

Nestas duas datas, nenhum outro dos 5.565 municípios brasileiros registrou temperatura superior. Já no dia 1º de janeiro, a cidade de Quarai (RS), liderou, com 40,9ºC. O levantamento foi realizado pelo Diário do Nordeste, com base em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme explica o meteorologista do Inmet, Flaviano Fernandes, essas altas temperaturas no Nordeste brasileiro devem-se ao período do Verão no Hemisfério Sul. Ainda segundo o especialista, é comum que cidades ao sul desta porção do Brasil registrem temperaturas mais elevadas.

"Janeiro ainda é um mês de transição. Estamos no Verão do Hemisfério Sul, com isso as temperaturas máximas são mais altas, principalmente em dias em que não estiver chovendo, dias de céu claro", pontua. A tendência de forte calor deve se estender, pelo menos, até o fim da primeira quinzena deste mês. 

A partir da segunda metade de janeiro as altas temperaturas devem começar, gradativamente, a darem uma trégua. É, neste período, em que o Ceará começa a receber, historicamente, os maiores volumes pluviométricos. Fevereiro marca o início da quadra-chuvosa, período que se estende até maio.

Nenhum comentário: