terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Acopiara aparece como 4º pior resultado em ranking de atendimento na Atenção Básica à Saúde no Ceará


Não é de hoje que os cidadãos acopiarenses tem reclamado e muito da Saúde na Terra do Lavrador. Basta um ou dois cliques para encontrarmos dezenas de vídeos postados pelos próprios munícipes em redes sociais, sites e blogs denunciando o descaso, abandono e falta de investimento na área mais importante para o povo.

Incluindo a lista em que Acopiara convive com um prefeito afastado do cargo por corrupção, o município aflige-se com o quarto pior resultado entre todas as cidades do estado nos indicadores de saúde do programa Previne Brasil, referente ao 3º quadrimestre de 2022 – Q3, que avalia o atendimento à população na rede de Atenção Básica à Saúde.

O ranking foi divulgado na última sexta-feira (27), pelo Ministério da Saúde. Acopiara aparece na posição de número 180, dentre os 184 municípios do Ceará.

Conforme os dados do Ministério da Saúde, o Indicador Sintético Final (ISF) de Acopiara é de 6.90. Em comparação as cidades primeiras colocadas, o ISF chega a nota máxima de 10, com 100% dos valores recebidos para Atenção Básica investidos na Saúde.

O impacto negativo desse resultado é nos cofres públicos, a cidade receberá bem menos verbas para os postos de saúde, por exemplo, piorando o que já estava ruim.

Colaboração Johnny Pereira

Nenhum comentário: