sexta-feira, 20 de maio de 2022

Tempestade Yakecan não deve chegar ao Ceará, analisa Funceme


O fenômeno que está causando ventos de até 110km/h na região Sul do Brasil não deve afetar o Ceará, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O órgão examina que devido à distância, bem como a diferença climática das regiões, o Estado não deve enfrentar complicações. Nome do fenômeno tem origem tupi-guarani e significa “som do céu”.

O meteorologista da Funceme, Agustinho Brito explica que essa modificação é ocasionada, principalmente, pelo aumento na velocidade dos ventos. “Ciclones são classificados em depressão subtropical e tempestade subtropical. A depressão subtropical acarreta ventos de até 63 km/h, já a tempestade subtropical possibilita ventos com maiores velocidades, que podem chegar a 118km/h.”

Agustinho informa que o Estado não deve lida com nenhuma alteração ocasionada pela tempestade, porém alerta para o aumento no número de precipitações a partir deste sábado, 21.

O meteorologista destaca que essa mudança acontece devido à uma frente fria, que não está relacionada ao fenômeno Yakecan. Brito sinaliza que a tempestade está se distanciando da região Nordeste.

Nenhum comentário: