terça-feira, 10 de maio de 2022

Covid: quase 56 mil pessoas já receberam a 4ª dose no Ceará


Mesmo com a flexibilização do uso de máscaras e o aumento do convívio social entre as pessoas, o combate à Covid-19 segue em todo o Ceará, por meio da vacinação. Para 55.810 habitantes do Estado, a quarta dose (D4) dos imunizantes já é uma realidade. Desde o último dia 5 de maio, idosos a partir de 70 anos podem tomar a D4 no Ceará, além de pessoas com 60 anos ou mais que vivem em lares de longa permanência.

Até o momento, apenas 9,64% do público apto a receber a D4 foi vacinado. Apesar do baixo percentual, o número é visto como aceitável, conforme a pasta.

"A data em que o idoso toma o segundo reforço, a quarta dose, depende da data em que ele recebeu a primeira dose de reforço (D3), é preciso, no mínimo, quatro meses. Visto isso, não consideramos que todos os idosos, de mesma faixa etária, foram vacinados dentro do mesmo período", explica Kelvia Borges, coordenadora da Célula de Imunização da Sesa.

A coordenadora lembra que as primeiras doses dos imunizantes (D1), recebidas ainda no início do processo de vacinação do Estado, chegaram aos poucos, o que fez com que pessoas da mesma idade tenham períodos distintos para a D4.

"As vacinas foram chegando aos poucos. Também existem situações naturais, como no caso de doenças, ou idosos que perderam a data dos seus primeiros agendamentos. Essas situações acabam atrasando o processo", relata.

Nenhum comentário: