quarta-feira, 18 de maio de 2022

Cearenses desistem do sonho do carro próprio por causa dos custos dos veículos


O sonho de comprar um carro foi adiado ou cancelado para alguns cearenses. Com o aumento no preço dos automóveis e nas despesas para manter o veículo, diminuiu o custo benefício do bem, levando consumidores a buscarem outras opções de mobilidade.

De acordo com dados de abril do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o preço do automóvel novo subiu 18,24% nos últimos 12 meses, enquanto o usado teve alta de 16,69%.

Além do preço do carro, também houve alta nos combustíveis (27,89%), seguro voluntário de veículo (16,43%), acessórios e peças (9,45%), conserto de automóvel (9,45%) e até em emplacamento e licença (5,91%).

Todas essas altas fizeram com que a conta não fechasse para o desenvolvedor de software Lucas Falcão, de 31 anos. Ele já estava há um ano e meio economizando para comprar um seminovo, mas decidiu deixar a compra para depois.

“Chegou um ponto em que o preço dos carros começou a subir mais rápido do que eu conseguia economizar”, conta. Segundo ele, o preço dos combustíveis também pesou na decisão de desistir do carro próprio.

Nenhum comentário: