segunda-feira, 22 de novembro de 2021

‘Se centro sair fragmentado, teremos dificuldade de ir para o 2º turno’, diz Tasso Jereissati


Diante do impasse nas prévias do PSDB, o senador Tasso Jereissati (CE), ex-presidente nacional do partido, defende o “bom senso” para que o centro não se divida em várias candidaturas presidenciais em 2022. Para Tasso, isso poderá custar a presença no segundo turno do candidato do grupo.

“Acho que, se sair fragmentada, essa candidatura de centro vai ter problemas para ir para o segundo turno”, disse Tasso ao Estadão. “Espero que haja bom senso daqui até abril para que aqueles que estão menos favorecidos nas pesquisas possam se juntar no segundo turno numa candidatura só”, avaliou o senador, que defendeu a escolha do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para ser o nome tucano na corrida presidencial.

A consulta interna aos filiados foi suspensa, ontem, após problemas no aplicativo usado na votação. O PSDB ainda aguarda um relatório técnico para definir quando as prévias poderão ser retomadas.

Tasso considera “legítima” a disposição do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro de se apresentar como um dos pré-candidatos da chamada terceira via. “Ele tem esse direito de se candidatar. Se sobressaiu em determinado momento e a candidatura dele é legítima”, disse.

A preocupação de Tasso é justamente com o excesso de candidaturas com perfil de centro, como a do PSDB, além da de Moro, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Luiz Henrique Mandetta (DEM), Luiz Felipe d’Ávila, entre outros. “Se saírem várias candidaturas desse tipo, eu acho que é difícil chegar no segundo turno”, previu.

Nenhum comentário: