quinta-feira, 27 de maio de 2021

Novo Bolsa Família deve ter bônus por mérito; entenda o que isso significa

Com os pagamentos do auxílio emergencial e a possibilidade de prorrogação do benefício, o novo Bolsa Família ainda deve demorar a sair. Mesmo sem uma previsão de data para o lançamento do programa, já se sabe que deve ser criado um bônus por mérito para beneficiar algumas famílias.  

Desta forma, além do valor pago mensalmente pelo programa, as famílias com crianças e adolescentes que tiverem as melhores notas na escola e bom desempenho esportivo poderão receber um valor extra. A ideia é oferecer esse bônus como um prêmio, a fim de estimular as crianças a se dedicarem mais aos estudos. 

Essa proposta foi bastante trabalhada pelo ex-ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni. Segundo ele, o novo Bolsa Família deveria ter critérios meritocráticos, o que permitiria o pagamento do bônus escolar. 

Contudo, a pasta trocou de comando em fevereiro deste ano, quando o deputado João Roma (Republicanos-BA) tomou posse do cargo. Embora o novo ministro continue trabalhando na reformulação do Bolsa Família, ele não tem mencionado o bônus por mérito para os melhores alunos. 

Uma ala do governo apoia a criação do bônus, defendendo que é possível liberar esse valor sem comprometer muito o orçamento do programa. Por outro lado, parlamentares da oposição criticam a ideia, alegando que as famílias com crianças que enfrentam dificuldades para estudar ficariam em desvantagem. Assim, ainda não é possível confirmar se os beneficiários realmente receberão o valor adicional.

Nenhum comentário: