quarta-feira, 9 de setembro de 2020

Eleições em Acopiara: Presença e ausência na pré-campanha

Com as convenções partidárias ocorrendo ou com data marcada, aponta-se para o fim do período pré-eleitoral de 2020 e a breve chegada da campanha efetiva e real, num processo de disputa democrática que tem caracterizado nossas eleições.

Vendo-se as redes sociais – agora tão ativas e com novidades de linguagem e de apresentação –, percebe-se que a busca pelo contato pessoal com o eleitor não se esvaiu. As pessoas e os candidatos gostam de falar de política, da conversa animada, do olho no olho, e isso as redes sociais não conseguem substituir. Uma diferença, porém, seria interessante destacar entre os dois pré-candidatos ao cargo majoritário em Acopiara. 

Um deles dá indícios de ter dado preferência a receber as pessoas em casa, na frente de um banner em que aparece em fotos abraçando eleitores, característica dos velhos populismos. Ao que parece, apenas na última semana, aventurou-se a deixar seu casulo e ir em busca de apoio diretamente nas casas das pessoas. Fica a pergunta: Por que só agora decidiu ir ao encontro do eleitor?

O outro pré-candidato, com um estilo oposto, é visto e fotografado nos quatro cantos do município. “Com a roupa encharcada e a alma repleta de chão”, como disse o poeta, o Dr. Vilmar parece gostar de ir “aonde o povo está”. Nota-se que ele exala emoção na presença de cada um, por isso desde o início da pré-campanha vem sendo presença constante e marcante nos lares das pessoas. 

Fica a impressão de que, como ele mesmo gosta de dizer, sua alma de médico, cujo desejo é sempre cuidar das pessoas, está em festa, talvez pensando que, num futuro próximo, sua fé e sua esperança se tornarão reais na alegria do povo.

Leitor do Blog

Nenhum comentário: