segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Menina que engoliu caroço de seriguela faz cirurgia, e médicos retiram corpo estranho do pulmão

A menina de seis anos que engoliu um caroço de seriguela, em Barro, no Ceará, e teve diagnóstico errado de Covid-19 fez nova cirurgia na manhã desta segunda-feira (10). De acordo com a mãe da garota, Josefa Maria de Jesus, os médicos conseguiam retirar do organismo da criança o corpo estranho.

"Precisou sim de outra cirurgia. Ela acabou de fazer agora. Graças a Deus. Ele disse [o médico] que terminou de retirar o resto do caroço de seriguela que ficou dentro dela, dentro do pulmão. Terminou de tirar agora, ela saiu agora da cirurgia". afirmou a mãe, aliviada.

Sobre o tempo de permanência da menina no Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, a mãe afirmou que a filha deve seguir internada. "Por enquanto ela vai ficar por aqui uns dias", disse.

Cirurgias

A criança passou por uma cirurgia no último fim de semana e, no sábado (8), Josefa disse que a filha poderia passar por um novo procedimento, o que aconteceu nesta segunda-feira. Por causa da gravidade do problema, a menina foi transferida do Hospital Regional do Cariri (HRC) para o IJF, no Centro da capital. Antes, no HRC, houve uma tentativa de duas horas, sem sucesso, de retirar o caroço.

De acordo com Maria Josefa, durante a primeira cirurgia, os médicos não conseguiram extrair o objeto por completo. Então, nesta segunda, foi necessário realizar outro procedimento.

Falta de ar e suspeita de Covid-19

Conforme Josefa, a filha começou a apresentar falta de ar na última segunda-feira (3), enquanto brincava com outras crianças em casa. A menina foi examinada por um médico, que desconfiou que poderia ser Covid-19. Segundo a mãe, levada ao hospital da cidade de Barro, a menina chegou a ser diagnosticada com Covid e intubada.

Ela foi, então, transferida de Barro para Barbalha, na quarta-feira (6), e, em seguida, encaminhada para o HRC, onde foi submetida a uma tomografia. O trajeto entre os dois municípios foi feito em uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). No HRC, a Covid-19 foi descartada.

Segundo o médico Adriano Antunes, da Ciopaer de Juazeiro do Norte, depois da tomografia, foi observada uma estrutura ovalada sendo descoberto depois ser um caroço de seriguela. "E foi evidenciado uma estrutura ovalada e depois, em conversa com a família, se descobriu com uma broncoscopia que era um caroço de seriguela".

Nenhum comentário: