segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Covid-19: centro de testagem da Fiocruz é inaugurado no Ceará e pode realizar 10 mil testes por dia

A Unidade de Apoio ao Diagnóstico da Covid-19, localizada na cidade do Eusébio, iniciou oficialmente suas operações nesta segunda-feira (24). O equipamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) terá capacidade para liberar, por dia, até 10 mil resultados de testes RT-PCR, considerados os mais confiáveis para o diagnóstico da doença. As amostras serão encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

O lançamento da Unidade - que teve um minuto de silêncio em respeito às quase 115 mil vítimas da doença em todo o Brasil - foi acompanhado pelo ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello. Ele destaca que o aparelho vai ampliar a capacidade nacional de processamento de testes moleculares para detecção da Covid-19. Segundo a Fiocruz, os resultados devem ser liberados em, no máximo, 48 horas.

O governador do Ceará, Camilo Santana, ressaltou que o Sistema Único de Saúde (SUS) precisa ser fortalecido, cooperado e integrado. “Essa unidade é um exemplo de que há um esforço conjunto com o único objetivo de ajudar a mitigar e investir em algo fundamental. Ela vai permitir o que há de mais moderno e fazer mais de 10 mil testagens por dia, não só para o Ceará, mas para outros estados do Nordeste”, informa.

Nenhum comentário: