terça-feira, 14 de abril de 2020

Com aumento de casos da Covid-19, leitos de UTI chegam a quase 90% de ocupação no Estado

O aumento de casos do novo coronavírus no Estado levou o Ceará a quase 90% de ocupação dos leitos de UTI, informou o titular da Secretaria da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (14). A demora das pessoas em procurar o atendimento médico é um dos fatores para a saturação da rede de atenção intensiva, já que os pacientes acabam chegando nas unidades necessitando de urgência na internação.

Só em Fortaleza há 245 pessoas internadas por Covid-19. Em todo o Ceará, são 120 internações em UTIs por causa da doença, informou o secretário. Novos 160 leitos foram implantados no Estado nas últimas três semanas, e a previsão é garantir 690 leitos de terapia intensiva extras, afirmou o secretário.

O Ceará recebeu um lote com 37 mil testes rápidos para Covid-19, e aguarda chegada de outros 50 mil. Os testes vão ser aplicados em pacientes já internados, com mais de sete dias de sintomas, e profissionais da Saúde da rede Sesa. A secretaria lembra que os testes rápidos não são os mais recomendados para diagnóstico, pois apresentam limitações, mas são úteis para fazer a triagem.

Nenhum comentário: