quinta-feira, 5 de março de 2020

Cabo Sabino se apresenta à Justiça Militar e é liberado após audiência

O ex-deputado federal Cabo Sabino se entregou à Justiça Militar do Ceará na noite desta quinta-feira (5). Ele compareceu ao distrito policial acompanhado do advogado e foi liberado em seguida. Havia um mandado de prisão aberto contra ele por suspeita de liderar o motim de policiais militar no estado, ato que é considerado ilegal pela Constituição Federal e reforçado em entendimento do Supremo Tribunal Federal em 2017.

O juiz Roberto Soares Bulcão Coutinho revogou o mandado de prisão contra o líder do movimento. Conforme o juiz, com o fim do motim dos policiais, a liberdade do ex-parlamentar não oferece risco à ordem pública. O juiz determinou que Sabino fique seis meses longe de quartéis militares.

O mandado de prisão contra o policial foi divulgado à imprensa na sexta-feira (28). Nesta quarta-feira (4), o governador do Ceará, Camilo Santana, informou que ele era procurado. "Estamos atrás dele e não conseguimos encontrar", afirmou Camilo, em entrevista à Globo News.

Em publicação no diário oficial do estado do Ceará, Cabo Sabino foi classificado como líder da manifestação. Conforme o decreto que afastou o ex-deputado da polícia do estado, Sabino fez as convocações para que os policiais abandonassem o posto de trabalho.

Durante o motim, a Controladoria Geral de Disciplina afastou o ex-deputado federal Cabo Sabino (Avante-CE) da Polícia Militar do Ceará por "incapacidade moral do mesmo de permanecer nos quadros" da segurança pública do estado.

Nenhum comentário: