TV Meu Xodó - A TV da nossa gente!

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

200 milhões em investimentos: Comitiva da CAF visita Iguatu para conhecer e avaliar o Programa de Infraestrutura Urbana da cidade - PROINFE

O município de Iguatu recebeu, recentemente, uma comitiva de dez executivos e profissionais da área técnica do banco CAF (Cooperação Andina de Fomento ao Desenvolvimento da América Latina) objetivando conhecer os locais que serão contemplados com obras previstas no programa de Infraestrutura Urbana da cidade - PROINFE - A comitiva permaneceu em Iguatu durante uma semana com o objetivo de acompanhar o projeto básico das obras e conhecer a realidade do município.

De acordo com o prefeito Ednaldo Lavor, o programa de obras prevê intervenções em diversas áreas, principalmente mobilidade urbana, saneamento básico, ampliação do sistema de captação de águas, necessárias para acompanhar o desenvolvimento da cidade pelas próximas décadas.

Para viabilizar a execução dos projetos, a Administração Municipal conseguiu junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina, um investimento de US$ 50 milhões, o que equivale a R$ 200.000,000,00 (duzentos milhões de reais). O Governo Federal será o avalista do financiamento concedido a Prefeitura, inclusive, o projeto foi analisado e aprovado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e validado pela Cofiex (Comissão de Financiamentos Externos).

Ednaldo Lavor considerou como muito positiva a visita da comitiva. Os dez integrantes da CAF tiveram a oportunidade de conhecer Iguatu e a ideia que a administração tem de transformá-lo. "Eles demonstraram entusiasmo e isso favorece a liberação dos recursos. É a primeira vez que recebemos representantes da CAF e isso se deve à credibilidade que alcançamos nos últimos anos, nos permitindo buscar recursos em instituições internacionais”, pontuou o prefeito.

De acordo com o secretário de Governo, Tácido Cavalcanti, o grupo se reuniu durante o período de visita com profissionais da Prefeitura, dentre eles, demais secretários e assessores municipais, onde cada um teve a oportunidade de conhecer os termos firmados com a instituição financeira. "A Administração Municipal está otimista quanto a vistoria realizada. A meta da Prefeitura é licitar e iniciar em regime de urgência as obras, a partir da análise da comitiva que ficou encantada e impressionada com os nossos projetos".
O Prefeito EDNALDO LAVOR ainda destacou o novo momento que vive a cidade de Iguatu em relação a implantação de empresas que geram empregos e renda para o povo, dentre elas, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Moveletro, expansão do Super Lagoa, Grupo Brisanet e Assaí Atacadista. "A administração municipal está abrindo portas para um Iguatu livre para crescer".

O Programa de Investimento de Iguatu prevê a execução das seguintes obras estruturantes:

Saneamento básico

Ampliação e Requalificação do Sistema de Abastecimento de Água de Iguatu

* Captação e adução de água subterrânea na área do Julião;
* Ampliação e Requalificação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Iguatu:
* Ampliação do Sistemas de Esgotamento Sanitário em Iguatu;

Implantação de drenagem em Iguatu

* Implantação de sistema de drenagem nos bairros Cajueiro/Alvorada/Areias I e II;
• Drenagem, ampliação do Canal na Benvenuto Mendonça.

Sistema de Mobilidade Urbana

* Implantação e requalificação de vias em áreas urbanizadas na sede de Iguatu
* Construção de uma Ponte sobre o Rio Jaguaribe
* Implantação de obras viárias (anéis viário, vias de acesso aeroporto)
* Elaboração do Plano de Mobilidade

Requalificação de Espaços Públicos e Fortalecimento social

* Construção e requalificação de Praças
* Construções de 9 (nove) Areninhas

Reabilitação da Infraestrutura Educacional

* Fortalecimento Saúde e Cidadania

Desenvolvimento e gestão ambiental

• Conscientização e Educação Ambiental
• Urbanização da lagoa do Cocobó

Desapropriações

GESTÃO DO PROGRAMA

01 – Ampliar a captação de água bruta para atendimento da população pelo sistema de abastecimento de água da cidade de Iguatu de 400 para 760 metros cúbicos por hora, garantindo vazão suficiente para atender 100% da população.

02 – Ampliar em 56% o sistema de esgotamento sanitário de Iguatu que passará de 14% para 70% da população atendida.

03 – Construção de 620 metros de canal na rua Bevenuto Mendonça com estrutura em concreto ciclópico e laje de concreto armado, para drenagem de águas pluviais provenientes dos bairros centrais da cidade de Iguatu.

04 – Construção de 1200 metros de canal de drenagem com estrutura em concreto ciclópico e laje de concreto armado, 12 km de rede de drenagem com tubulação de concreto, 3 unidades de bueiro duplo em manilhas de concreto e construção de aproximadamente 250 unidades de boca de lobo para recolhimento de águas pluviais das vias dos bairros Cajueiro, Alvorada, Areais I e II.

05 – Implantação e requalificação de 140 mil metros quadrados de vias do município de Iguatu, que já disponha de ligação de água e esgotamento sanitário, e drenagem quando for necessário.

06 – Construção de uma ponte sobre o Rio Jaguaribe, com comprimento de 200 metros de vão principal e 150 metros de elevado de acesso a ponte.

07 – Construção de várias obras viárias que ajudarão muito a melhorar as condições de mobilidade urbana de Iguatu, dentre elas, 20.700 metros em anéis viários e 2 obras de arte tipo ponte de acessos que facilitarão o tráfego de veículos e a mobilidade urbana.

08 – Execução da sinalização horizontal e vertical de todas as vias da sede do Município.

09 – Implantação e requalificação de 30 km de ciclovias.

10 – Urbanização de 3500 metros de avenidas, 1500 metros da avenida Márcio Nogueira e 2000 metros da avenida 13 de Maio, com troca de pavimentação de asfalto para piso de concreto intertravado, adequação do sistema de drenagem destas vias, sinalização horizontal e vertical transformando as mesmas em mão única.

11 – Requalificar 35 mil metros quadrados de passeios na cidade, melhorando a acessibilidade da população, promovendo a qualidade do sistema de mobilidade urbana de modo, garantindo condições de deslocamentos adequadas para os transeuntes.

12 – Construção de 09 Areninhas, buscando reduzir o desequilíbrio social e a violência em comunidades vulneráveis com o favorecimento da prática esportiva.

13 – Requalificação e/ou implantação de 26 praças, ampliando o número de equipamentos de convivência e confraternização das pessoas, favorecendo um ambiente saudável e convidativo para o convívio das comunidades beneficiadas pelo Programa.

14 – Construção de 03 escolas, 01 creche, requalificação de 11 escolas, construção de 04 unidades básicas de saúde e requalificação de 06 unidades básicas de saúde, buscando garantir melhores condições de atendimento à população.

15 – Redução de 06 minutos nas viagens do bairro Gadelha ao centro da cidade.

16 – Redução de 04 minutos nas viagens do bairro Altiplano ao centro da cidade.

17 – Redução do número de acidentes de 11 para 08 acidentes de trânsito.

Nenhum comentário: