TV MEU XODÓ - A TELEVISÃO DE ACOPIARA

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Iguatu e outros municípios do Ceará terão novos defensores públicos

A Defensoria Pública do Ceará passará a atuar em mais 21 municípios do Estado com a nomeação de 32 novo defensores públicos nesta quinta-feira (3). Destas cidades, 12 não tinham nenhuma assistência jurídica gratuita. São elas:

Boa Viagem
Brejo Santo
Crateús
Granja
Icó
Itapajé
Mauriti
Mombaça
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
Trairi
Viçosa do Ceará

Além destas, serão beneficiados com um reforço no quadro de defensores os moradores das seguintes cidades:

Barbalha
Camocim
Fortaleza
Horizonte
Iguatu
Itapipoca
Pacatuba
Sobral
Juazeiro do Norte

No caso de Juazeiro do Norte, a atuação se dá, na verdade, em outros municípios do Cariri, como Crato e Barbalha. Esta região e Sobral terão um defensor auxiliar para integrar as equipes desses locais. Outras cidades também terão o serviço da Defensoria Pública em atuação extraordinária, quando o defensor se desloca para municípios próximos da região em determinados dias da semana.
De acordo com o órgão, a escolha das cidades para receber defensores públicos busca atender uma determinação da Emenda Constitucional 80/2014, que estabelece ao Poder Público um prazo até 2022 para universalizar o acesso à Justiça com defensores públicos em todas as comarcas do País, tendo como prioridade a ocupação conforme a densidade populacional e o acervo processual.
Ampliação

Com as nomeações, haverá 346 defensores atuando em 57 municípios do Estado. Segundo o órgão, o número representa todas as cidades com mais de 45 mil habitantes no Ceará, “ampliando a assistência jurídica da Defensoria Pública para 77% da população do Estado”, comemora a defensora pública do Estado do Ceará, Mariana Lobo.

Com a ampliação, a expectativa é de que o número de beneficiados aumente. Em 2018, de acordo com a Defensoria, forma realizados 982.206 procedimentos, número maior que os registrados nos anos de 2017 e 2016, com 648.027 e 536.840 casos, respectivamente.

A posse dos novos defensores públicos será realizada às 19 horas na sede da Defensoria Pública do Estado do Ceará: Av. Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Engenheiro Luciano Cavalcante.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: