domingo, 29 de setembro de 2019

Iguatu faz recolhimento de embalagens de agrotóxicos

O recolhimento de embalagens de agrotóxicos ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27, na cidade de Iguatu, na antiga sede da secretaria de Agricultura do município. A iniciativa é da Associação do Comércio Agropecuário da Ibiapaba e do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev).

Os produtores rurais são convidados a levar as embalagens para os locais de recolhimento, sem necessidade de apresentação de nota fiscal de compra e de receituário agronômico. A ação tem objetivo educativo e de proteção ao meio ambiente.

Foram recolhidas 20 toneladas de embalagens de agrotóxicos, no Ceará, neste ano. A estimativa é da coordenação do programa itinerante.

O município de Iguatu fez parte mais uma vez da rede de recolhimento de embalagens de agrotóxicos. No último ano e neste, a quantidade recolhida tem sido inferior ao registrado em 2015, conforme observou o coordenador da unidade regional da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), Oscarito Ramos.

O processo de recolhimento itinerante atende a chamada logística reversa. “O correto era que cada revenda fizesse o seu recolhimento, mas isso ainda não ocorre”, frisou Oscarito Ramos. “O governo estuda lançamento de editais para que pessoas jurídicas possam fazer esse trabalho, mediante remuneração”.

DN Centro Sul
jornalista Honório Barbosa

Nenhum comentário: