sábado, 27 de julho de 2019

Contratações de estagiários e aprendizes crescem 5,5% no Ceará

A quantidade de jovens inseridos com sucesso no mercado de trabalho aumentou no Ceará. No primeiro semestre deste ano, foram 5.480 contratações para vagas de estágio e aprendizagem. O crescimento é de 5,5% em comparação a igual período do ano passado, quando 5.192 pessoas foram encaminhadas.

O aprendiz em rotinas administrativas do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Ozilando de Almeida, 22, está nesta estatística. Ele conta que as dificuldades financeiras fizeram com que ele tivesse que abandonar os estudos na faculdade em que cursava Engenharia Agronômica para buscar uma oportunidade de trabalho.

Como não tinha experiência, buscou uma oportunidade de aprendiz. Ozilando comemora que foi selecionado na sua primeira entrevista frente a um recrutador.

De acordo com dados do CIEE, o rapaz de 22 anos fez parte dos 32.279 jovens em busca de vagas para estágio e aprendiz. Mas o funil ainda é grande e muitos destes acabam por não conseguir uma posição, já que a quantidade de oportunidades abertas entre janeiro e junho foi de 6.431 no Ceará. Foram cinco candidatos para uma vaga.

O supervisor do CIEE em Fortaleza, Cláudio Moreira, avalia que a contratação de estagiários e aprendizes é impactada pelo cenário da empregabilidade no País, mas que o Ceará conseguiu bom resultado mesmo com o panorama negativo na Região. "Percebemos que houve uma melhoria nessas contratações. No CIEE aumentamos a oferta de vagas para estagiários e aprendizes, que não foi tão acentuada devido à própria situação econômica, principalmente no Nordeste".

OPovo

Nenhum comentário: