sexta-feira, 21 de junho de 2019

Saúde bucal de Mombaça vive uma nova história

No primeiro quadrimestre de 2019, foram realizados nas 11 Unidades Básicas de Saúde (UBS) 8.413 procedimentos; no Centro de Especialidade Odontológico ( CEO) 2.910 e 145 próteses dentárias foram distribuídas gratuitamente, em Mombaça.

Além do tratamento de pacientes com problemas dentários a Secretaria de Saúde realizou diversas ações de promoção e prevenção, entre as quais palestras nas escolas, aplicação de flúor, escovação supervisionada, visitas domiciliares a pacientes acompanhados, ou seja, que não conseguiam se deslocar a unidade de saúde e avaliação da cavidade oral para detecção de câncer bucal.

A equipe de odontologia da Secretaria de Saúde, através do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou visitas nas escolas do zona rural em Morada Nova e Santa Rita, respectivamente Escola Maria Ambrozina e Jardilina Vieira. Atividades como palestras, escovação, aplicação de flúor, análise da cavidade oral estavam na programação. Na Creche Madre Paulina o PSE realizou palestras IHO, escovação supervisionada, fornecimento de escova e creme dental para 50 crianças matriculadas na creche.

Nos Centros Referenciais da Assistência Social (CRAS) são realizadas palestras sobre cuidados com a prótese e higienização bucal e busca ativa com o público da terceira idade.

O trabalha não se restringem as escolas, UBS e CRAS, a equipe também realiza visitas domiciliares na zona rural. Foram visitadas famílias residentes nos sítios Catolezinho e Paus Brancos.

Nas Unidades Básicas de Saúde são freqüentes busca ativa de câncer bucal, puericultura odontológica, atendimento a gestantes, instrução de higiene oral, escovação supervisionada no escovodromo e orientação na alimentação para evitar cárie dentária.

Essas ações demonstram o compromisso que o município tem com a saúde de sua população.

Nenhum comentário: