domingo, 12 de maio de 2019

CE tem 11.047 registros de caçadores, atiradores e colecionadores

Os caçadores, atiradores e colecionadores, chamados CACs formam um dos grupos beneficiados diretamente pelo decreto que flexibiliza as regras de porte de arma, assinado pelo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, nesta última semana. De acordo com balanço da 10ª Região Militar do Exército Brasileiro, no Estado do Ceará, há 11.047 certificados ativos desta categoria.

As estatísticas do Exército mostram que os números vêm aumentando. Em 2017, foram concedidos 1.962 certificados de registros para CACs. No ano passado, o número saltou para 3.905. Em 2019, do dia 1º de janeiro até o último dia 10 de maio, já foram 1.291 concessões. A expectativa é que o quantitativo das solicitações seja ainda maior nos próximos meses.

Dentre as principais mudanças do recente decreto, está a permissão para os caçadores, atiradores e colecionadores transportarem suas armas com munição. Antes, isto era algo permitido apenas aos atiradores. Outra mudança é relacionada à aquisição de munições. Agora, podem ser adquiridas cinco mil munições anuais por arma de uso permitido e mil para cada arma de uso restrito.

Nenhum comentário: