terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Secretário Mauro Albuquerque quer barrar entrada de celulares em presídios

O secretário da Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque afirmou que pretende adotar medidas para tornar mais rigorosa a fiscalização e impedir a entrada de celulares nos presídios no estado. Os telefones são usados por chefes de facção presos para ordenar crimes de dentro das celas.

A promessa do secretário de acabar com celulares nas unidades e encerrar a divisão de presos nas detenções conforme a facção criminosa a que pertencem foi o estopim para a crise na segurança no estado, que enfrenta o sexto dia de uma onda de ataques violentos.

Nesta segunda-feira, ele afirmou que a fiscalização dos celulares é uma medida "importante" para conter o crime no estado. "Investir nos equipamentos que impeçam a entrada de objetos é um trabalho mais importante e que vamos aprimorar aqui", afirmou.

"É preciso também que o Governo Federal realize uma pactuação nesse sentido. O crime hoje está organizado nacionalmente, para além das divisas. Então não adianta uma unidade possuir o bloqueio e as demais, não. Iniciativas como o Sistema Único de Segurança Pública e o Fundo Penitenciário são importantes para essa nacionalização das medidas", completou.

Experiência no Rio Grande do Norte
Mauro Albuquerque já havia administrado presídios em Rio Grande do Norte e enfrentou a rebelião no presídio de Alcaçuz que resultou na morte de 26 internos.

"A atuação no Rio Grande do Norte foi pautada pelo disciplinamento do sistema penitenciário, cumprindo o que diz a Lei da Execução Penal. O objetivo é implantar no Ceará o que preceitua a Lei. O sistema aqui é maior, portanto ainda mais desafiador. Estou motivado e pronto para agir 24 horas."

G1

Nenhum comentário: